Frase da Semana:

"Fui instalar o Windows e ele me pediu um serial. Digitei "Sucrilhos" e não deu certo, alguém pode me ajudar?"
(26/08/2012)

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Quais as diferenças entre usuários Mac e Windows?

Descubra as preferências pessoais dos usuários de uma plataforma e de outra


Um infográfico criado pelo blog americano Hunch, com base nos dados da empresa de análise e pesquisa Canalys, mostra as preferências dos usuários de Mac e Windows, incluindo diferenças na personalidade de ambos os lados.

Analisando o perfil psicológico dos usuários, a pequisa mostra dados curiosos e até mesmo discutíveis, por exemplo: aqueles que preferem Mac vão mais a festas (50%), enquanto usuários do Windows, quando vão, acabam indo sozinhos a estes lugares (23%). Usuários do Windows também possuem mais afinidade com conceitos matemáticos (38%), enquanto os de Mac se destacam nas áreas de comunicação (12%).

Até mesmo as preferências do mundo fashion entraram no gráfico: usuários do Windows preferem arte impressionista (21%) e usam roupas casuais, como calças jeans (71%), enquanto os usuários de Mac preferem arte moderna e usam roupas mais despojadas, estilosas e retrôs.

E, acreditem, até nas refeições os "rivais" têm suas diferenças. Usuários do Windows ganham na guerra das batatas fritas do McDonald's, com 34% de adoradores, contra 24% do lado Mac. Além disso, enquanto usuários de Mac  nos EUA preferem tomar um root beer (refrigerante feito com raízes de planta), os usuários de Windows preferem um refrigerante mais tradicional, como uma Coca-Cola ou uma Pepsi.

Vemos, então, que os dados estatísticos comprovam que os usuários de Mac são mais alternativos, enquanto os de Windows são mais tradicionais. Mas de onde surgiu a ideia de fazer uma pesquisa tão focada no perfil dos usuários, e não dos hardwares?

Esse conceito pode ter surgido de uma "rixa" antiga entre as próprias empresas Apple e Microsoft. Em 2006, a criadora do Mac incentivou a "briga" com uma campanha de adoção ao dispositivo, a "Get a Mac". Na campanha foram colocados dois personagens: um jovem eclético e moderno (usuário de Mac) e um homem de meia-idade aficionado pelo trabalho (usuário de Windows). Várias diferenças básicas entre os dispositivos foram exibidas ao longo dos vídeos da campanha. Um deles contou até mesmo com a participação da modelo Gisele Bündchen.

Veja o primeiro vídeo da campanha logo abaixo:








A Microsoft, claro, não deixou barato. Em 2008 criou a campanha "I'm a PC", que mostrava celebridades do mundo intelectual dizendo a frase "I'm a PC".

E aí? De que lado você está? Se ainda não tiver certeza, pode fazer este teste do Blog Things. Até agora, o PC está dominando a preferência, com 50% dos usuários, enquanto o Mac tem 24% do público.

Comente logo abaixo o que achou dos resultados mostrados no infográfico. É uma besteira? A disputa não faz sentido? Linux está acima de todo o resto? Deixe sua opinião!

Nenhum comentário:

Postar um comentário